Observatório das Baixadas leva ciência periférica à COP 29 para promover adaptação climática e justiça social
O Observatório das Baixadas, uma iniciativa inovadora idealizada pela COP das Baixadas e Perifa Connection, em parceria com o Instituto Ybiraisu e apoiada pelo Instituto Neoenergia, foi selecionado para representar o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29). De 11 a 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão, o projeto participará do painel “Das favelas às baixadas: organizações periféricas no enfrentamento ao racismo ambiental, construindo caminhos de adaptação climática no Brasil”, integrando as discussões do pavilhão Brasil, com curadoria do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Protagonismo jovem na luta por justiça climática
O Observatório das Baixadas surgiu para discutir a relação entre clima e sociedade nas regiões de baixada, promovendo estratégias de adaptação climática em áreas urbanas periféricas que mais sofrem com os impactos das mudanças climáticas. Mais do que um comunicador, o Observatório é um agente de transformação, liderado por jovens das próprias comunidades que propõem soluções para mitigar desastres causados por eventos climáticos extremos, como inundações, alagamentos e secas.
"Ao invés de apenas comunicar, somos agentes propositores de estratégias climáticas, revelando a excelência do conhecimento da juventude periférica das baixadas brasileiras”, afirma Andrew Leal, um dos jovens líderes do projeto, que levará essa perspectiva única para a COP 29.
Com a missão de promover práticas de adaptação e mitigação climática, o Observatório está focado em fortalecer a resiliência das regiões de baixada, que são especialmente vulneráveis devido à proximidade com o nível do mar e margens de rios. A iniciativa é guiada pelas experiências de vida dos próprios moradores, unindo ciência, inovação e tradição para responder à crise climática de forma inclusiva e participativa.
A presença do Observatório na COP 29 reforça a importância de iniciativas que unem inovação e resiliência climática, contribuindo diretamente para o fortalecimento das comunidades vulneráveis do Brasil frente às ameaças ambientais.
Conheça mais sobre o Observatório das Baixadas
Para mais informações sobre o Observatório das Baixadas, visite a página do projeto no site do Instituto Neoenergia.