PT language
  • EN
  • ES

Além do discurso: como as empresas podem agir contra preconceitos e promover a diversidade


O Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado hoje (17 de maio), marca um ponto de reflexão sobre a exclusão da homossexualidade das doenças pela Organização Mundial da Saúde em 1990 e nos instiga a reforçar políticas que promovam a diversidade e inclusão em todos os setores da sociedade.

No Brasil, a realidade é preocupante, evidenciada por uma estatística grave: uma morte relacionada à LGBTfobia a cada 23 horas. Esse número ressalta a importância vital de as empresas não só criarem ambientes seguros, mas também se posicionarem como agentes de mudança social por meio de ações inclusivas decisivas.

Na Neoenergia, temos o compromisso de liderar pelo exemplo, implementando muitas ações que reforçam nossa dedicação à igualdade de oportunidades para todos. Temos o Junt+s, um programa de diversidade desde 2020 que trabalha esse tema através de ações para grupos como pessoas LGBT+, pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência. Através dele e com o apoio dos nossos grupos de afinidade executamos projetos, ações de cultura para diversidade. Ao longo de todo ano, debatemos o tema com apoio dos nossos colaboradores e com o reforço da nossa liderança. Na Neoenergia nossos benefícios como licenças parentais são estendidos para casais homoafetivos, assim como dependentes em plano de saúde, entre outros. Além disso, também estamos trabalhando em vagas afirmativas para pessoas trans em algumas das nossas distribuidoras. 

Projetos de diversidade e inclusão são construídos por grupos de afinidade (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência) que são formados por representantes de todas as empresas e que fazem parte de grupos minorizados. Estes projetos também são impulsionados pelo nosso Fórum de diversidade, um grupo formado por líderes aliados do tema. 

Outro dado relevante vem da pesquisa de 2023 da Deloitte sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, que salienta que enfrentar resistências internas e aumentar o engajamento das lideranças são fundamentais. Para isso, é crucial adotarmos estratégias integradas e adaptáveis que fomentem mudanças concretas e duradouras. É o que fazemos na Neoenergia. Nos comprometemos em elevar a representatividade de mulheres em posições de liderança em 35% até 2025 e de pessoas negras em cargos executivos  em 40% também até 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Princípios do Pacto Global da ONU. Para atingirmos esses compromissos, temos diversas ações afirmativas como programas de desenvolvimento exclusivos para mulheres e pessoas negras.

Empresas dedicadas a esta transformação devem realizar avaliações detalhadas, definir objetivos claros e preparar suas lideranças para endossar e cultivar ativamente esses valores. Formar grupos de afinidade e investir em educação são etapas essenciais para assegurar que todas as vozes sejam reconhecidas e valorizadas. O compromisso com a diversidade e a inclusão instiga a inovação e eleva o desempenho organizacional. Ignorar estas questões pode resultar em perda de relevância no cenário global competitivo.

Neste Dia Internacional contra a LGBTfobia, estamos determinados a transformar nosso compromisso em ações práticas que façam a diferença, criando um futuro onde todos possam prosperar em ambientes de trabalho que celebram genuinamente a diversidade.