Projeto Trilhas da Caravana capacita profissionais da cultura no Distrito Federal, com apoio do Instituto Neoenergia e da Neoenergia Brasília

٢٠/٠٩/٢٣ ٠٧:٣٩ م

O evento gratuito Trilhas da Caravana: Caminhos para uma boa gestão, realizado no sábado (5), em Brasília, ofereceu a cerca de 40 produtores e gestores culturais e sociais de diversos territórios do Distrito Federal o aprendizado sobre as melhores práticas de gestão de projetos culturais. Promovida pela Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia, em parceria com o Cultura e Mercado, a iniciativa reuniu especialistas da área em uma série de ações com os participantes, das 9h às 17h.

 

Na abertura do encontro, o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição no incentivo à cultura na região e agradeceu a presença do subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural (Sufic) do Distrito Federal, João Moro. “A Neoenergia possui propósitos que vão além da atuação no setor de energia. O encontro faz parte dos compromissos da empresa com a sociedade e esse é um momento muito importante para impulsionar nosso apoio às ações que promovem o desenvolvimento sociocultural no DF.", explica Frederico Candian.

 

A primeira atividade do Trilhas da Caravana foi uma palestra com Leonardo Hernandes, Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, que abordou a necessidade da estruturação de iniciativas relacionadas à cultura. Em seguida, ele integrou uma mesa redonda com Daniela Torres, especialista em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, e Larissa Biasoli, especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural, para discutir práticas de gestão cultural. As convidadas também compartilharam sua expertise em uma roda de conversa, onde foram esclarecidas dúvidas sobre o desenvolvimento das diversas etapas de projetos culturais.

 

Durante o evento, os produtores e gestores culturais tiveram a oportunidade de participar de duas sessões de networking, para interagirem e trocarem experiências. “É uma aproximação, para mim como proponente de projeto, incrível, porque trouxe produtores culturais com e sem experiência, fiz vários contatos, que vão resultar em novos intercâmbios e trocas fundamentais para meu projeto.", afirma Valéria Marcondes.

 

Para Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, o Trilhas da Caravana reforça o compromisso da organização com o fomento à cultura, movimento que contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). “O evento marcou uma nova fase da Caravana Energia que Transforma, nossa iniciativa de apoio a profissionais da cultura e ONGs que desenvolvem atividades socioculturais. Queremos oferecer cada vez mais suporte aos fazedores de cultura do país, enfatizando a importância da integração da potência cultural brasileira à Agenda 2030."​