Instituto Neoenergia apresenta Memória de Atividades 2022

٢٠/٠٩/٢٣ ٠٧:٤٦ م

Com um investimento de R$ 15 milhões, Instituto Neoenergia promoveu 42 ações que beneficiaram mais de 169 mil pessoas em 127 cidades brasileiras
 

 

Parte importante do investimento social privado da Neoenergia, o Instituto Neoenergia acaba de apresentar o balanço de suas ações realizadas no ano passado. Mais de 169 mil pessoas foram beneficiadas em 127 municípios de 16 estados, além do Distrito Federal, por meio de 42 programas com foco no desenvolvimento social, cultural e ambiental. O detalhamento das iniciativas compõe a Memória de Atividades 2022 lançada nesta quarta-feira (19).

 

O lançamento do relatório também marca a estreia do Instituto Neoenergia no Instagram, que este ano completa cinco anos. O perfil oficial tem o objetivo ampliar a visibilidade da marca Neoenergia e estreitar o relacionamento com os públicos de interesse, principalmente comunidades locais, organizações sociais e culturais, além de representantes do terceiro setor.

 

A chegada à plataforma atende a uma necessidade que se tornou cada vez mais evidente nos últimos anos com as novas demandas digitais da sociedade. Entre os principais programas estão: Transformando Energia em Cultura, o Programa de Aceleração Social Impactô, o Prêmio Inspirar e o Coralizar, dedicado à preservação de corais no litoral de Pernambuco.

 

“Temos o compromisso de promover o desenvolvimento socioeconômico nas regiões brasileiras em que estamos presentes, atuando para a valorização da cultura local e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dentro das boas práticas ESG e alinhados à Agenda 2030 da ONU”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

 

A executiva ressalta a importância do papel das organizações como agentes de transformação social para o apoio ao fomento de inciativas comunitárias. “Acredito que o investimento social privado tem o poder de ser um mecanismo chave para o aporte de recursos nossos projetos e programas em prol da sociedade. Estamos ajudando a melhorar a realidade para as gerações futuras”, completou Renata Chagas.

 

Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional - os programas promovidos pelo Instituto Neoenergia contribuíram com 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atingindo 46 das 169 metas estabelecidas pelos ODS. O resultado representa um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior.

 

Com a colaboração e apoio de instituições parceiras, 107 organizações da sociedade civil, negócios de impacto, coletivos e associações foram impactadas positivamente. Pensando nisso, o relatório foi construído com base em depoimentos que dão visibilidade às experiências compartilhadas com as iniciativas da instituição.

 

“O apoio do Instituto Neoenergia nos ajudou a chegar a outros lugares, ajudou a gente a melhorar a nossa estrutura e é uma conquista de um parceiro que a gente pode conversar, pode acessar. Essas relações são muito importantes para mim, porque são relações que duram, o que é muito significativo”, afirma Cintia Sant’Anna, idealizadora do Instituto Entre o Céu e a Favela, no Morro da Providência, Rio de Janeiro.