Instituto Neoenergia lança edição 2023 do Prêmio Inspirar

٢٠‏/٩‏/٢٠٢٣ ٧:٤٨ م

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Inspirar 2023, cujo objetivo é reconhecer e valorizar mulheres cisgênero e transgênero que geram impacto positivo em suas comunidades por meio de ações artísticas e culturais. Neste ano, serão aceitas candidaturas de lideranças femininas que atuem nessas áreas há pelo menos um ano, em cidades da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

​​Banner_INEO_600x400.png
 

​A terceira edição do Prêmio Inspirar pretende reconhecer, celebrar e dar visibilidade a histórias inspiradoras de lideranças femininas com atuação voltada para a transformação social em regiões vulneráveis. Serão premiadas 16 mulheres que coordenam iniciativas de arte em cultura, em três categorias: Pessoa Física/MEI - Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. As vencedoras, 13 escolhidas por votação popular e três por mérito cultural pelo Comitê Externo de Especialistas,  dividirão um prêmio de R$ 140 mil. Os recursos financeiros destinados às vencedoras poderão ser utilizados de forma flexível, conforme as necessidades de cada liderança feminina e sua atuação.

 

Para participar, é necessário que as candidatas estejam alinhadas a critérios como inspiração, transformação, articulação e diversidade/criatividade. Além de apresentarem soluções para os desafios sociais em suas respectivas regiões e contribuírem para o desenvolvimento local, as lideranças femininas devem ser agentes de mudança com um potencial inspirador. É importante que elas sejam reconhecidas por suas comunidades e estejam conectadas a outros atores sociais, assim como promovam a diversidade cultural e artística em suas atividades.

 

O Prêmio Inspirar é realizado pelo Instituto Neoenergia, em colaboração com as distribuidoras da Neoenergia e parceria técnica da Baluarte Cultura. O prêmio tem como foco fortalecer o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 - Igualdade de Gênero e tem como missão impulsionar ações que tenham potencial de gerar efeitos multiplicadores, contribuindo para o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário disponível no site do Instituto Neoenergia, até o dia 21 de junho, às 18h. Para mais informações, basta acessar a página do Prêmio Inspirar 2023.

 

Quem pode participar?

As candidaturas são abertas a lideranças femininas que atuem há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, desde que atendam aos seguintes critérios:

 

- Pessoas Físicas e MEI (Microempreendedora Individual): mulheres com mais de 18 anos, completos até a data de encerramento do período de inscrições ou MEI de representação feminina;

 

- Coletivos ou Grupos não formalizados: grupos de pessoas reunidas de forma informal, com uma liderança feminina responsável pela submissão;

 

- Pessoas Jurídicas: Produtoras culturais formalizadas e organizações da sociedade civil, cuja representação legal tenha a liderança de uma mulher e faturamento anual de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

 

Quais as localidades abrangidas?

O Prêmio Inspirar 2023 aceita inscrições de mulheres que conduzem ações de arte e cultura nas seguintes regiões:

 

- Bahia: todos os municípios;

- Distrito Federal;

- Pernambuco: todos os municípios;

- Rio de Janeiro: capital e municípios da Baixada Fluminense;

- Rio Grande do Norte: todos os municípios;

- São Paulo e Mato Grosso do Sul: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro.

 

Sobre o Instituto Neoenergia:

O Instituto Neoenergia, que integra o investimento social privado da Neoenergia, tem o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional - contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2022 beneficiou diretamente mais de 169 mil pessoas.​​​​