Instituto Neoenergia apoia Observatório das Baixadas no combate às mudanças climáticas

١٦/٠٩/٢٤ ٠٢:١٣ م

Como parte do seu compromisso no âmbito do pilar de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, o Instituto Neoenergia iniciou seu apoio ao Observatório das Baixadas. Esta iniciativa inovadora visa buscar soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas em comunidades urbanas de baixada no Brasil, promovendo práticas de adaptação para mitigar os riscos de desastres. O projeto surge como uma resposta essencial às crescentes ameaças de inundações, alagamentos e secas  extremas, que afetam especialmente as áreas urbanas mais vulneráveis, como as baixadas.

O Observatório das Baixadas é fruto de uma colaboração entre as organizações COP das Baixadas e Perifa Connection. Juntas, elas estão desenvolvendo uma plataforma digital e espaços de envolvimento das comunidades na criação de soluções e políticas adaptativas, garantindo que suas necessidades e conhecimentos tradicionais sejam considerados na implementação dessas estratégias.

O que são áreas de baixada?

Áreas de baixada são regiões com pouca ou nenhuma diferença de relevo em relação ao nível do mar ou às margens de rios e corpos d'água. Essas áreas são extremamente suscetíveis a inundações, alagamentos e outros eventos climáticos extremos, agravados pelas mudanças climáticas. A situação é ainda mais crítica para as populações vulneráveis que habitam essas regiões, tornando a relação entre as pessoas e os desastres naturais uma questão sensível e urgente.

Objetivos do Observatório das Baixadas

O Observatório das Baixadas tem como principal objetivo promover as melhores práticas de adaptação climática, mitigar os riscos de desastres e garantir que as vozes das comunidades de baixada sejam ouvidas e respeitadas.

Para tanto, está prevista uma série de produtos digitais com o objetivo de formar e facilitar a participação comunitária na criação de soluções e políticas adaptativas:

  • Atlas das Comunidades Urbanas de Baixada no Brasil: atlas interativo que mapeia as regiões de baixada no país;
  • Ambiente de Informações sobre Previsões Climáticas: portal dedicado às previsões climáticas específicas para as baixadas;
  • Coletânea Digital sobre Mudanças Climáticas: biblioteca digital que reúne extenso material sobre mudanças climáticas;
  • Espaço Digital de Envolvimento Popular e Científico: espaço para as comunidades se conectarem com pesquisadores e compartilharem suas reivindicações.

Apoio do Instituto Neoenergia

O apoio do Instituto Neoenergia ao Observatório das Baixadas é uma demonstração concreta de seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Por meio do pilar de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, a organização apoia ações que contribuem para a proteção do meio ambiente, enfrentando de forma ativa as mudanças climáticas.

Para mais informações sobre o Observatório das Baixadas, acesse o site oficial do projeto.